segunda-feira, 15 de março de 2010

iNSTÂNTANEOS pERDIDOS dO rOCK bRASILEIRO*







*Registros diretamente uploadados do fantástico arquivo perdido (ou melhor, um achado!) do pesquisador Nelio Rodrigues, autor do esclarecedor Histórias Perdidas do Rock Brasileiro Volume 1 (Nitpress). Muito em breve, leia aqui entrevista (extended version) com o autor, o qual também está na Rolling Stone que está nas bancas.
Segundo Nelio, ainda restam muitas histórias perdidas por aí. Elas estarão em seu próximo livro: "No momento, ainda estou às voltas com um livro que trata de bandas como A Bolha, Soma, O Terço, Módulo 1000 e Equipe Mercado, entre outras", conta.
Legendas das fotos abaixo. Agora fique com alguns divertidos excertos de Histórias Perdidas:

"Em Copacabana, os Selvagens se apresentaram num amplo terraço que se estendia como uma marquise sobre o andar térreo. Uma multidão se aglomerou diante da loja, bloqueando inteiramente a calçada e parte da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Deu-se um nó no trânsito. Buzinas, gritos, aplausos e o som alto dos amplificadores reverberavam como uma massa sonora indistinta entre os muros de prédios da importante artéria do bairro. Caos total."

"...cada grupo levou o seu equipamento, transformando o palco num verdadeiro labirinto de amplificadores, caixas, guitarras etc. Além do mais, todos os amplificadores foram ligados em série. A coisa toda impressionava, em especial as duas enormes paredes de caixas de som, uma em cada lado do palco."

"Era verão, noite estrelada, muita bebida, um pouco de drogas. Mendes se encanta com a multidão e com o visual que tem do clube, localizado na beira da praia. Amiden se encanta com tudo e toma um ácido. A banda sobe ao palco, o público aplaude. A banda parece perfeita, show lindo, vibrante.
De repente, os solos de guitarra se tornam intermináveis. Amiden já não tem mais o controle do próprio cérebro. Quando o último acorde soa, Amiden desce do palco assustado. Quer ir embora, sumir dali, mas é levado pelo irmão Mário para a beira da praia. Os dois sentam na areia. Mário tenta acalmá-lo, enquanto Amiden se perde em plano existencial paralelo, numa viagem sem bilhete de volta."
Nas Fotos:
1 - Soundfactory
2 - Red Snakes
3 - Módulo 1000
4 - Lodo
5 - Karma (Jorge Amiden à esquerda)
6 - Faia
7 - The Bubbles
8 - Analfabitles
9 - LP Analfabitles
10 - LP Karma
11 - LP Os Selvagens
12 - LP Red Snakes

Who's Next?