sábado, 8 de agosto de 2009

wAGNER tISO: "fIQUEI bRANCO"*

Ao ser convidado para integrar a banda de Raul Seixas, em 1973, o pianista Wagner Tiso, que também tinha o grupo Som Imaginário, rodava a Grécia tocando bossa com o quarteto de Paulo Moura. Tiso pilotou o piano elétrico Fender Roads, na histórica temporada de shows de Raul no teatro Teresa Raquel, no Rio de Janeiro.

Os dois desentenderam-se logo de saída. Raul queria que o pianista tocasse ao seu estilo 50's. Noutra situação, a caminho de Belo Horizonte, onde apresentariam-se num festival, discutiram a bordo do trem de ferro Vera Cruz.

Raul foi à cabine de Wagner e puxou papo: "Wagner: você tem que ser menos rebelde e tocar à minha maneira". "Disse-lhe que eu vinha do jazz; não era roqueiro". Segundo Tiso, chegaram a se agredir verbalmente "só um pouquinho".

Tempos depois, Raul disse numa reportagem: "Wagner Tiso é um excelente músico. Mas é uma pessoa muito estranha". "Nosso desentendimento foi puramente musical", afirma Wagner.

No dia 22 de agosto de 1989, Tiso estava numa localidade no interior da Espanha, para tocar num festival de jazz. Entrou num café – no qual jamais esperaria encontrar alguém –, sentou à mesa e alguém lhe bateu às costas. Era Paulo Coelho, que, há 20 anos, cumpria o Caminho de Santiago.

Coelho deu a notícia: 'Raul Seixas morreu ontem'. "Fiquei branco".

*Curta Let Me Sing My Rock'n'Roll (1985), raridade essencial de Raulzito Seixas.


Arquivo do blog

Who's Next?