domingo, 9 de agosto de 2009

aBRE-tE-sÉSAMO*

Em 1979, atendendo um pedido de Dona Maria Eugenia, mãe de Raul, o cineasta Beto Sodré (vizinho da família Varella Seixas, em Salvador) aceitou receber o astro na fazenda do pai, em Piritiba, interior da Bahia. Recém operado do pâncreas, Raul precisava recobrar a saúde.

Vendo que, frequentemente, o pai de Sodré chegava do interior carregado de produtos naturais, Dona Eugenia pediu um canto para que o filho viesse descansar serenamente.

O idéia do disco Abre-Te-Sésamo – da emblemática "Aluga-se" (que passou batida pela censura) e da vetada "Rock das Aranhas" – nasceu nesse ambiente rural. Mas, o bucolismo não foi fonte de inspiração.

A fonte foi a edição do jornal O Pasquim, que Sodré levara para Raul ler. A reportagem era sobre os ministros do presidente João Baptista Figueiredo, o "Ali Babá" e seus 40 ladrões.

Sodré diz que Raulzito foi recuperar-se no recanto, contudo, voltou a beber no dia seguinte: "Raul não parava. Era uma criança muito ativa que não deixava ninguém quieto. Não podíamos deixá-lo só, pois estava diabético".

O cineasta foi responsável, novamente, por colocar Raul de volta na televisão, lançando a faixa-título "Abre-Te-Sésamo" no televisivo A Discoteca do Chacrinha. Raul entrou no ar fantasiado de sheik, carregado por musculosos alterofilistas e rodeado por um grupo de messalinas.

"Por causa de seu comportamento, Raul tinha sido execrado da Rede Globo. Mas, por meio de Ary Nogueira e Maurício Sherman, conseguimos o programa do Abelardo Barbosa". Ary também arrumou para o baiano o infantil Plunct-Plact-Zun, que foi o maior sucesso. Na gravadora Som Livre, Raul Seixas gravou Metrô Linha 743.

*Nas fotos: Beto Sodré, Raul Seixas e sua esposa Kika Seixas.

Arquivo do blog

Who's Next?