quinta-feira, 24 de junho de 2010

oS cINCO fABULOSOS

Também tenho minha história pessoal com os Jackson Five, assim como muitos daqueles nascidos no início dos anos 1970. Quando criança, minha mãe punha-me frente ao "Televisor" (novidade em cores recém chegada ao Brasil) para ver o homônimo desenho animado.
Nos primeiros anos de vida, os Jackson Five foram minha babá eletrônica. Segundo minha mãe, Beatriz, eu me vidrava nas aventuras dos cinco irmãos e deixava, assim, que ela fosse cuidar dos afazeres do lar.
Tecnicolor experiência, ainda hoje, difícil de apagar da memória rígida de meu (agora "adulto") cérebro.
Os Jackson Five foi o primeiro grupo norte-americano formado somente por negros a realmente "botar pra quebrar" nos Estados Unidos. Descomunal sucesso.
Dá até para dizer que os irmãos Michael, Marlon, Jermaine, Tito e Jackie lançaram bases da música produzida atualmente no país de Barack Obama, fã confesso da gravadora Motown, de Berry Gordy.
O sucesso chegou com as quatro primeiras canções: "I Want You Back", "ABC", "The Love You Save" e "I'll Be There". Todas escalaram o topo das paradas.
As performances dos irmãos encantavam a todos, em especial por serem todos tão novos. Claro que a forma ultra-profissional de se apresentarem também ajudou, e muito.
Nessa época, Michael começou a se destacar, também, como dançarino. Inocentes, as músicas, basicamente, eram sobre relações amorosas. Em 1966, Michael assumiu o posto de principal vocalista dos Jackson Five.
Ele tinha apenas oito anos de idade.
Os irmãos foram descobertos, em 1968, pelos grupos Gladys Knight & The Pips e Bobby Taylor & The Vancouvers, que os conduziram à Motown.
O "Chefe", como Gordy era conhecido por causa de seu faro e de sua ingerência, assinou com o quinteto em março do ano seguinte. Gordy levou-os, então, a Los Angeles para tranformá-los em astros mundiais. E não deu outra.

Os Jackson Five foram apresentados ao grande público pela "madrinha" Diana Ross. Na Motown foram lançados - literalmente - como a "next big thing" da gravadora. Gravaram 14 álbuns.
Ultrapassa 100 milhões de discos (em singles e álbuns, incluindo coletâneas), o total de discos vendidos pelo quinteto em todo planeta.

Em 1975, o sucesso declinou e os Jackson Five mudaram de gravadora (assinaram com a CBS Records) e, também, de nome: The Jacksons. A Motown ainda detinha o direito da "marca" Jacksons 5.

Michael Jackson ficou até 1984 como principal vocalista. O último disco de inéditas editado pelos Jackson Five foi 2300 Jackson Street, de 1989.
A idéia de criar o desenho animado Jackson 5 (que tinha as verdadeiras vozes de seus integrantes) rolou em 1970, após "I'll Be There" varrer os Estados Unidos.
Exibido pela Rede ABC, o desenho mostrava as aventuras da dançante e cantarolante família. Até hoje intrigante são os animais de estimação de Michael no desenho animado:
Ray e Charles, um casal de ratinhos e Rosie, uma cobra azul.
Nas estórias, o pequeno Michael metia-se em toda sorte de "enrrascadas". O design dos personagens é criação de Paul Coker, desenhista da revista Mad. A cantora Diana Ross tinha aparições especiais (veja no clipe).

Em alguns episódios, os olhinhos do menino ficavam radiantes quando encontravam os de sua madrinha Diana... No fim, sua transmutação para desenho foi apenas a primeira das tantas sofridas em sua atribulada e brilhante existência.

Who's Next?