quarta-feira, 27 de maio de 2009

eVALDO gOUVEIA: cANTOR dE gABARITO*


CRISTIANO BASTOS

Em 1957, o compostor cearense Evaldo Gouveia compôs "Deixe que ela se vá" (parceria com Jair Amorim), sua primeira música e um dos sucessos mais populares de Nelson Gonçalves. A canção está no álbum Escultura (1959), que traz os big hits "Destino" e "És tudo pra mim."

Gouvea tocou seu violão no especial Eternamente Nelson. Nelson refere-se a Gouveia como um "cantor de muito gabarito".

Na década de 50, Gouvea frequentava um restaurante no Leme, no Rio, chamado Cabeça Chata. Por lá, comia bebia; na hora de pagar, recebia um violão para cantar. Mário Lago, ocasionalmente, ia ao lugar.

Evaldo tentava-lhe mostrar algumas de suas composições – mas ele sempre desconversava...

Um dia, no bar da Rádio Nacional, Mário Lago chamou Evaldo: "Vem cá menino. Mostra aqui pro Nelson aquela música que você cantou no Cabeça Chata. Após ele cantar, o Metralha disse: "Pode parar. Leva lá na Victor (RCA) que vou gravar essa música".

Se passaram sete meses e nada. Evaldo já tinha até esquecido. Nelson cruzava por ele, e nem cumprimentava. "Um dia, eu estava tomando cerveja e escutei no rádio aquele vozeirão do Nelson a cantar:

'Deixe que ela se vá, não lhe diga que não, que não'... P... que o pariu! Foi a maior emoção de minha vida!".

Evaldo elucida que Nelson gravou a canção, mas não lhe avisou. Por sua vez, ele admite que era muito acanhado. Portanto, tinha vergonha de chegar em Nelson e perguntar.

Soube pelo rádio. "Deixa que ela se vá' é uma grande dor-de cotovelo. Eu só faço canções de
amor", confessa o letrista, incurável romântico. Grande emoção, para Evaldo, foi ter a primeira composição de sua vida gravada por Nelson Gonçalves:

"Se não houvesse esse encontro, jamais eu teria ficado na música. Depois, quando fui receber pelos direitos da canção, veio uma bolada alta. Coisa que, normalmente, demorava um ano para eu ganhar", revela.

Nelson pode ter esquecido de Gouvea, ao gravar sua música. Mais tarde do que nunca, porém, agradeceu o parceiro em Eternamente Nelson: "Um cantor de gabarito", elogiou.

*Extra da matéria da matéiria sobre o DVD Eternamente Nelson. "Deixe que ela se vá" é umas das que estão no meu top românticas de Nelson:

Camisola do Dia

A Deusa da Minha Rua

Maria Bethânia

Fantoche

Castigo

Pensando Em Ti

Deixe Que Ela Se Vá

Três Apitos

Segredo

Destino

Dos Meus Braços Tu Não Sairá

Arquivo do blog

Who's Next?