quinta-feira, 2 de abril de 2009

zÉ rAMALHO dA pARAÍBA (2008)

Zé Ramalho da Paraíba (2008) - Nos dois volumes desse disco, o descobridor Marcelo Fróes, do selo Discobertas, achou e reuniu gravações esquecidas de Zé Ramalho. Além da faceta cantor/compositor, o paraibano mostra no álbum seu forte lado de bluesman e guitarrista. Tem o climão e a sonoridade dos velhos bootlegs perdidos. Grata surpresa de sua produtiva carreira.

*A maior parte das gravações são do tempo em que o forasteiro recém-chegado ao Rio de Janeiro, José Ramalho Neto (após acompanhar o músico pernambucano Alceu Valença), iniciava carreira própria. Tempos difíceis, conforme contou. Como ainda não tinha na mão as canções de seu primeiro LP, por volta de 1977, Zé fez tentativas no "Sul" que não deram em nada:

"O repertório era basicamente de músicas de rock, mas não chamava público. Sem ter disco gravado, uma carreira, na vida artística você é considerado aspirante", justificou na entrevista que deu à última Rolling Stone.

Os blues rock "Táxi Lunar" e "Jacarepaguá Blues", e o rock'n'roll balançado da crítica "Paraíba Hospitaleira", marcam o período desbravador. Ouça na ordem - todas elas ao vivo:





Arquivo do blog

Who's Next?