quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

sE pENSAMENTO fALASSE (1970)*




*Embalo quente do primeiro álbum (dos três) que "Raulzito" produziu na CBS para Jerry Adriani, antes de submergir no mitológico homem dentro dele, popularmente conhecido como "Raul Seixas".

Escrita por Raulzito, "Se pensamento falasse" é soul music das invocadas. Bem na linha daquelas que Roberto cometia no princípio dos 70. Mas, com Raulzito - o produtor - o lance ganhava em malícia musical. Era o que faltava ao Rei, basicamente. A começar pela letra.

O rock de compressão powerpop (como já não se faz por essas bandas ) também revela finas sacadas de Raulzito, cujo conhecimento sobre o "produto yankee" era sem precedentes por aqui. Na época, gurizão e bem nerd Raul já contava dez anos de experiência nesse negócio de rock'n'roll.

Um das jogadas de Raulzito foi colocar os graves vocais de Jerry a rimar com os polpudos riffs fuzz-garageiros do guitarrista Renato Barros, dos Renato & seus Blue Caps. A guitarra de Barros distorcia - enquanto a velha jovem guarda, literalmente, dava os últimos suspiros.

Arquivo do blog

Who's Next?