domingo, 20 de junho de 2010

pLASTIC tANG

Por décadas (se a amenésia-global-coletiva permitir-nos ainda lembrar), a Bloch Editores foi um dos mais importantes conglomerados da imprensa brasileira. Grupo que começou a ser erguido pelo imigrante russo Adolpho Bloch, em 1952.

Na sua melhor fase, o império formado pela editora chegou a duas gráficas, uma fábrica de tintas e uma distribuidora de livros didáticos e revistas. Além de um teatro, 12 emissoras de rádio e cinco de TV, que compunham a Rede Manchete.

No começo dos 70, a Marvel Comics investiu pesado em gibis de terror e criou títulos bárbaros: Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider), A Tumba de Drácula (The tomb of Dracula), Lobisomem (Werewolf by Night), Frankenstein, A Múmia Viva (Supernatural Thrillers Featuring The Living Mummy).

O investimento da Marvel também marcou o aparecimento de novos personagens. Alguns deles: Simon Garth - o Zumbi; O Exorcista; Irmão Vodu; Morbius - o Vampiro Vivo; Homem-Coisa; Blade; e Lilith - a Filha de Drácula. Sem falar numa legião de almadiçoados esquecidos...

Nesta mesma época, o visionário Adolpho Bloch comprou direitos de publicação da Marvel Comics, no Brasil. A Bloch Editores criou o selo "Capitão Mistério" para enquadrar - mercadologicamente - suas revistas de terror.

Em média, os gibis Capitão Mistério tinham 68 páginas cada edição. Muito material de outras companhias também foi aproveitado, a exemplo da E.C Comics. Histórias curtas, a maior parte.

Alguns autores dessa leva (Jack Kirby, Stan Lee) hoje são sinônimo de arte HQ.

A Bloch também pôs nas bancas muitas historinhas feitas por artistas brasileiros. Júlio Shimamoto, com o tempo, assumiu títulos como Frankestein e Tumba de Drácula. Aos poucos, a série Capitão Mistério passou a ser produzida - quase inteiramente - por artistas daqui.

Conheça três historietas retiradas direto das páginas da Capitão Mistério. Na ordem: "A Vingança de Mary", "Traficantes do terror" e, por último, "Daruma - O criador do Kung Fu". Clique na figura para ampliar - e have fun!

Who's Next?