terça-feira, 11 de novembro de 2008

"nAS pAREDES" cOMEÇA a sER eDITADO

POR FERNANDO ROSA

A produtora Flesh Nouveau! Filmes começa a editar, essa semana, um trailler/teaser do documentário "Nas Paredes da Pedra Encantada", dirigido por Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim - sobre o álbum Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol, de Lula Côrtes e Zé Ramalho (1975).

Em Porto Alegre, onde o filme será editado, os diretores contam com a parceria das produtoras Baxada Nacional (que recentemente finalizou um doc sobre a banda Pública) e Estação Elétrica (a qual finalizou, também, um documentário sobre o artista gaúcho Carlinhos Hartlieb, cuja direção é de Renê Goya).

Recentemente, a reportagem especial "Agreste Psicodélico", publicada na Rolling Stone Brasil (setembro), de autoria de Cristiano Bastos, foi traduzida na Itália sob o título "La Pietra Psichedelica". Também já está no ar o Myspace do documentário, com fotos da produção, filmagens e locações.

Um dos discos mais raros da história do rock e da música brasileira, o álbum duplo 'Paêbirú', creditado a Lula Côrtes e Zé Ramalho, foi gravado entre os meses de outubro e dezembro de 1974, em Recife (PE). Clássico do pós-tropicalismo, com (over)doses de psicodelia, o álbum traz quatro movimentos - no vinil, um para cada lado - dedicados aos elementos água, terra, fogo e ar.

O disco por si só é uma lenda, mas ficou mais interessante ainda pelas situações que envolveram a sua gravação, o que agora será contado pelo documentário de Bastos & Bomfim. A gravadora Rozenblit ficava na beira do rio Capiberibe, e o disco, depois de gravado, foi levado por uma das enchentes que assolavam a região.

Contando com a co-produção do grupo multimídia Abrakadabra, o disco trazia um rico encarte, que também sucumbiu ao aguaceiro. A partir dos anos noventa, o disco virou uma lenda, transformando-se um dos ítens mais valorizados no mercado da psicodelia mundial.

*SenhorF

Arquivo do blog

Who's Next?