terça-feira, 30 de março de 2010

sONIC'S rENDEZVOUS: sOFISTICAÇÃO nOISE

Após a pane total da "Motor City Five" os sobreviventes do desvario emecefiveano ainda juntaram forças criativas para zunir a potência sônica de Detroit em várias bandas - e muita barulheira.

A maioria delas segue tão anônima, que se deparar com registros gravados, hoje em dia, é como pisar sobre um refrigerado oásis de som encravado na árida (e morta) sigla "rock pesado".

Em 1970, com a falência do MC5 as moribundas almas que sobraram não tardaram em dar continuidade às suas "carreiras": como o guitarrista Wayne Kramer revela no livro Please Kill Me, um tempo chegou abandonar o rock e foi traficar e roubar (de televisões a carros) para sustentar sua adição em "herô".

Mas Fred "Sonic" Smith, o guitar-hero do protopunk (que deixou viúva a poetisa Patty Smith, em 1994), não ficou parado e, junto com o baixista Scott Morgan - ex-The Rationals e atual The Solution -, montou o supergrupo Sonic's Rendezvous Band.

Criado em 70, em Ann Arbor, Michigan, os Sonic's também tinham em seu line-up o baterista Scott Asheton, ex-Stooges, e o baixista Gary Rasmussen, do UP! (também filiados, como o MC5, ao Partido dos Panteras Brancas comandado por John Sinclair).
Exceto por um punhado de gravações ao vivo, editaram somente um único single: "City Slang". Sem trabalho fixo, em 1978 viraram banda de apoio de Iggy Pop na turnê do disco Kill City.

Muitas foram as "larvas" crescidas do cadáver do MC5. O Sonic's Rendezvous, contudo, legou aulas magnas de como fazer rock sujo, punk, bem tocado e - o melhor - sem clichês.
Os suecos do Hellacopters beberam, claramente, seu rock'n'roll "high energy" na fonte sônica. Tanto que o guitarrista Jens Dalkvist chega a personificar um Fred "Sonic" ainda mais branquelo.
Thurston Moore, guitarrista do Sonic Youth, contou que o Sonic's Rendezvous foi definidor sobre como sua banda deveria soar...

Os álbuns Sweet Nothing (live, 1978) e City Slang (1977) são edições das mais difícieis de se arrumar por aí. Então não marca bobeira: aqueles que se excitam com guitarras flamejantes ardendo nos infernos vão gozar no paraíso.


City Slang (single 1979 + canção secreta)

Who's Next?