quinta-feira, 11 de setembro de 2008

pAÊBIRÚ, o dISCO mAIS cARO dO bRASIL


Redação Yahoo! Notícias

Na edição deste mês, a revista Rolling Stone tenta desvendar um dos mitos da história fonográfica brasileira, o álbum "Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol", gravado por Lula Côrtes e Zé Ramalho.
O vinil original de "Paêbirú" é o álbum mais caro da música brasileira, atualmente avaliado em mais de R$ 4 mil. O LP desbanca, inclusive, o disco "Louco por Você", de Roberto Carlos, avaliado na metade do preço.
"Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol" foi produzido em 1974 nos estúdios Rozemblit. Em 1975, uma enchente danificou mil cópias das 1 300 produzidas. A calamidade levou junto a fita máster do disco, fazendo com que ele se tornasse uma verdadeiro achado arqueológico 33 anos depois de seu lançamento.
A reportagem da Rolling Stone foi até o local que serviu de inspiração para o disco de Lula Côrtes e Zé Ramalho, guiado pelo artista plástico Raul Córdula, o guia da expedição dos músicos na época.
Foi na Pedra do Ingá, no município de Ingá do Bacamarte, localidade conhecida antigamente como Vila do Imperador, que Ramalho e Côrtes decidiram produzir o álbum conceitual. "As gravações na Pedra foram feitas com raio laser, simulamos com onomatopéias, 'aves do céu', 'pássaros em vôo' e adicionamos o berimbau, além do tricórdio", conta Côrtes.
A revista Rolling Stone já está nas bancas e traz a cantora Amy Winehouse na capa.

Arquivo do blog

Who's Next?