quinta-feira, 17 de julho de 2008

pAÊBIRÚ: dIRETORES vOLTAM a fILMAR nA pEDRA dO iNGÁ

POR ASTIR BASÍLIO

A dupla de documentaristas Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim, ao lado do multimídia Lula Côrtes, partem hoje para a terceira visita à cidade de Ingá, no Agreste paraibano. Tudo isso faz parte das filmagens de um documentário sobre Paêbirú, lendário disco composto pelo ernambucano Côrtes em parceria com Zé Ramalho.
As viagens procuram reproduzir o caminho feito pelos músicos há mais de 30 anos, cujo caminho para a Pedra do Ingá, onde existem inscrições rupestres, inspirou a composição de um dos mais psicodélicos discos da música popular brasileira, Paêbirú.
"As nossas idas à Ingá reformularam o conceito do próprio filme. Agora, posso te dizer em primeira mão, que o nosso trabalho é um 'road movie doc'", informa Cristiano Bastos. "Estamos em uma Kombi e vamos filmando a cidade e, dentro do próprio veículo, ficamos assistindo alguns clássicos da psicodelia no cinema, como Head, Psyc Out e Monterey Pop, e filmando isso também. Então tem esse lance metalingüístico também", conta.
Durante o percurso, a dupla foi entrando nas cidades que fazem parte da rota para a Pedra
de Ingá e entrevistaram pessoas. Leonardo Bonfi m conta que o processo de gravação está sendo uma verdadeira 'viagem'. Ele diz que as lendas e histórias, das pessoas destas cidades, bem
como os seus mitos foram incorporados ao filme.
"O que mais nos chamou a atenção foi que todas as histórias sempre têm uma pedra. Algumas
pessoas não conheciam a Pedra do Ingá, mas havia histórias relativas a outras pedras", observa Leonardo Bonfim. “Vamos divulgar bastante as cidades e a cultura paraibana”, avalia Cristiano Bastos.
Por isso, o documentário acabou agregando o apoio da prefeitura de Ingá, além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba.
*Jornal da Paraíba, 16/07/2008. Fotos: Flora Pimentel.

Arquivo do blog

Who's Next?