terça-feira, 1 de julho de 2008

cUIDADO cOM oS tUBARÕES!*

O atelier de Lula Côrtes, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, fica de frente pro Oceano Atlântico. Da sacada do apartamento, vista para os arrecifes da praia de Candeias e para os famintos tubarões que só esperam alguém marcar bobeira dentro d'água pra iniciar o festim.
Dias atrás, ataques feriram gravemente dois adolescentes em Piedade, próximo daqui.
O barco do controle de pesca da Universidade Rural de Pernambuco faz sua ronda. Em média, captura, diariamente, 20 cações presos em espinhéis.
O número revela a preocupante proliferação de cetáceos nessa perigosa porção aquática: "Proibido tomar banho", inutilmente advertem banhistas e surfistas as placas fixadas na extensão de areia.
Côrtes explica que o aterro dos mangues e a destruição do estuário de Suape, para instalação do novo porto de Recife, prejudicou gravemente a cadeia alimentar dos tubarões: "Não são eles, com certeza, que devem levar a culpa pelos ataques. Culpados somos nós, que acabamos com seu habitat", protesta o artista.
O apartamento de Lula fica numa área nobre da História do Brasil: aqui, nesse pedaço de terra, foram pelejadas batalhas que delinearam importantes rumos políticos do país. A batalha de Jaboatão de Guararapes, em 1648, expulsou os holandeses das fronteiras marítimas.
As lutas deixaram em Recife traços da cultura indiana, cujas tropas mercenárias foram contratadas pela Holanda para a guerra. Mas isso já é papo pra outra conversa com Lula. Agora, fique com a entrevista, onde o nosso "factótum" predileto falou sobre arte, história, Pedra do Ingá, rock psicodélico e más-companhias...
*Capa do álbum O Gosto Novo da Vida (Ariola, 1980): sucesso de vendas

Arquivo do blog

Who's Next?