segunda-feira, 9 de junho de 2008

cHOVE nO rIO*

Noite de chuva, sábado à noite, Rio de Janeiro. Chove pra carvalho. Legítima praga bíblica de gafanhotos, poderia se dizer.

Eu e André, filho de Ivone Belem, esposa de João Donato, gastamos o tempo assistindo Devil's Rejected. Eu, pela segunda vez; André, pedia sua décima telentrega na videolocadora da Urca.

Lá, fica a casa de João Donato (vizinha a do Rei Roberto), com vista frontal para a Baía da Guanabara. O sobrado é alugado de uma colombiana amiga da família: lar tranqüilo que o mestre da MPB justamente merece.

André e eu nos deixamos tocar pela parte final do filme, com "Free Bird". Clichê, sim, mas e daí? Clichê legal vale. O filme é doente de tão divertido, todo mundo sabe.

Quem tem sensibilidade pra ouvir as melodias universais desse acreano de 73 anos, provavelmente veja magia nos litros de sangue de catchup que Robie Zombie desperdiçou no filme só pra nos "deitarmos' um pouco na cara da arte.

Devil's Rejected e João Donato, a um só tempo, não é tão bizarro quanto parece. Ver um filme desses na sua casa nem perde o sentido: lá pelas tantas já demos tantas rizadas que, na hora de falar com "the men", a diversão apenas muda de foco.

Aguardo João Donato para a entrevista. O mestre despacha na sala de ensaios com Ronaldo Bastos. Parente meu? Sei lá...

Quando Bastos vai embora, alojando-se embaixo no espaçoso guarda-chuva, o venerável criador de A Bad Donato comenta sem malícia, vestindo o pijama nipopsicodélico, uma de suas "favorit things": "Esse menino veio aqui ensaiar umas musiquinhas..."

Pedimos pizza pra acompanhar a conversa. Pizza no Rio de Janeiro, definitivamente, não é o canal. As garotas, essas são, com certeza. Disso não há dúvida.

Pouco chegado numa entrevista, a princípio, e preguiçoso para falar da própria carreira, na maior parte do tempo, aos poucos João Donato abriu seu coração para Rolling Stone na cozinha do seu lar, enquanto a chuva martelava o telhado da casa e a Cidade Maravilhosa.

Aproveite o papo.

*Extra que estará disponível no site da Rolling Stone. Nos próximos dias, o blog vai postar raridades do arquivo pessoal de João Donato, como a carta inédita - e nada convencional - enviada a João Gilberto, onde conta sobre o álbum Quem é Quem, de 1975.

Parte do perfil Dom Natural pode ser lido no site da RS Brasil.

Arquivo do blog

Who's Next?