domingo, 25 de maio de 2008

mOoOoOoOoOoOoOoOoOoG

"Inventado em 1964, o teclado Moog foi um dos primeiro sintetizadores a ser comumente aceito na música pop.
De Beatles a Mutantes, de Stereolab a Los Hermanos muita gente boa já se rendeu aos encantos do instrumento.
No começo dos anos 60, o então estudante secundarista americano Robert Moog publica numa revista de ciências um artigo explicando como construir em casa seu próprio theremin.
O theremin, inventado cerca de 40 anos antes pelo russo Leon Theremin, era um instrumento capaz de produzir sons eletronicamente.
Considerado o primeiro instrumento genuinamente eletrônico, o theremin era constituído de componentes eletrônicos guardados dentro de um gabinete de madeira, com duas barras verticais em cada uma das extremidades, que, ao aproximar de uma das mãos a uma das barras gerava a freqüência, enquanto a distância da outra mão para a primeira, determinava a sonoridade.
De som ímpar, porém de difícil manipulação, o theremin serviu mais aos sonoplastas de filmes de ficção científica – criando sons fantasmagóricos e espaciais - que aos músicos.
Em seu artigo, além de explicar como fazer um theremin, Bob Moog oferecia por cinqüenta dólares kits faça-você-mesmo do instrumento.
As encomendas superaram as expectativas do jovem inventor e em um ano, ele já tinha vendido um milhão de kits. Enquanto estudava na universidade de Columbia, EUA, Moog continuava fazendo experiências com instrumentos eletrônicos de sua criação.
Ele construiu o sintetizador que leva seu nome em 1964 atendendo a constantes pedidos de amigos músicos". De som modular extremamente característico, em pouco tempo o teclado Moog tomava o mundo de assalto. O Moog...

Arquivo do blog

Who's Next?