quarta-feira, 2 de abril de 2008

sO aLONE

Quando se fala de rock, Johnny Thunders é outro capítulo. Mais um daqueles personagens cujo "fracasso" de vida encanta, é verdade – infelizmente, como F. Scott Fitzgerald.
Fracasso relativo, ora, como o do autor de The Great Gatsby.
Além dos discos dos Dolls, Thunders deixou muitos álbuns-solo; uns excelentes, outros apenas vagabundices de viciado que precisa arrumar um troco pro próximo pico.
A vida de Johnny Thunders foi praticamente essa: o próximo pico. Antes de virar junkie profissional, foi jogador de baseball e, no pretérito da fama dos Dolls, ganhou fama de grande amante com as groupies.
No livro Please Kill Me há depoimentos emocionados de Sable Starr, a famosa groupie que namorou. Ela conta que, nos últimos tempos, dava dó o estadinho do cara. Pobre John Anthony Genzale Jr. - Johnny Thunders.
Depois que abandonou os Dolls, Thunders cooptou Jerry Nolan e, com Ricard Hell no baixo, saído do Television, formou os Heartbreakers. Legaram L.A.M.F, certamente um dos melhores discos de punk já gravados em todos os tempos.
Só que Hell não güentou o hype de Thunders e abandonou o barco pra formar os Voidoids. Em turnê pela Inglaterra, os Heartbreakers lançaram L.A.M.F, onde fizeram (má) fama e amigos na cena britânica.
Back to USA, no final de 1979, Johnny Thunders começou o projeto Gang War com John Morgan, Ron Cooke e Wayne Kramer - o ex-MC5, recém saído da prisão por tráfico de heroína. Gravaram alguns demos e tocaram em alguns shows. Não durou nada, mas também pudera, com tanta drogadição.
A grande gema da carreira solo de Thunders é o álbum So Alone, de 1978, que tem participação de uma porção de gente legal, como Chrissie Hynde, Phill Lynott e Glen Matlock. Numa dessas conheceu Sid Vicious.
A dupla formou a banda Living Dead, mas também não poderia dar certo. Quando Vicious morreu, Thunders deixou a canção "Sad Vacation", que sempre dedicava ao amigo de picos nos shows.
Mais um encontro - outro predestinado a não dar certo - foi quando, numa viagem à Inglaterra, conheceu Dee Dee. Thunders pretendia montar uma banda com o ramone e chegaram a ensaiar juntos.
Até tentaram gravar um álbum, mas Johnny, na fissura, roubou o casaco de Dee Dee pra trocar por pico nas ruas.
Dee Dee, revoltado, arrebentou a guitarra de Thunders, o único bem que ainda lhe restara. Seu único ganha pão. O que veio depois foi apenas queda e solidão.
Johnny Thunders
Julho, 15. 1951-1991. Nova Orleans, Louisiana
Born to Loose
You Can't Put Your Arms Around a Memory: française clip
Pedras chinesas
Death Report
Para Syd
Dolls ao som dos Kinks

Arquivo do blog

Who's Next?