quinta-feira, 20 de março de 2008

eSCOLA dE rOCK

Ora vejam só: Frank Jorge veio me pedir "autorização" pra usar os textos do blog no Curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock.
É lá que ele impõe sua batuta na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), região metropolitana de Porto Alegre.
O curso não tem precedentes no Brasil - o único, é preciso frisar, e muito bem organizado pelo Frank.
Uma demanda reprimida que o músico sacou e viabilizou de forma acadêmica e extremamente profissional. Banzo é bom pra sentir saudades; rock é um lance de iniciativa. Uma frase aqui só pro texto não ficar desalinhado.
Dá pra dizer que, no Rio Grande do Sul, dada a estrutura criada com o tempo, os profissionais egressos do curso vão encontrar pela frente espaços, no mínimo, decentes pra exercer sua formação.
O curso, na boa, só qualifica mais o ramo, incentiva produções, abre cabeças, descompacta visões. O Frank, na real, tá de parabéns por ter pensado numa providência dessas, muita oportuna. Com a benção do Beefheart, que se frutifique em muito rock, arte & poesia! Que a expertise gere receita & mercado.
A proposta dele é usar os "textos 'desorientados' como referência autoral para os alunos". Opa! Espero que não me achem um louco. Mas se o cara que escreveu "Amigo Punk" pediu, então, mais que ótimo. Eu, que mil vezes ouvi os discos da Graforréia, fico honrado.
Diz ele sobre o texto do Beefheart, o caapomonga (o substantivo existe, pode procurar no dicionário, mas não te assusta, bagual) explêndido que não desgruda dos ouvidos - bruxaria que se instalou no player:
Gostei muito das tuas colocações; uma ou outra um pouco infantis e rabugentas, o que entendo perfeitamente, diga-se de passagem. Vejo que faz parte da nossa humanidade essa coisa do 'antes era muito melhor'. Só cuidado pra não parecermos nostálgicos e esquecermos que homens e dinossauros jamais coexistiram no planeta
De total acordo, mestre!
Brincadeiras a parte, termina o compositor que nos deu "EU": "podemos, sim, gostar mais das bandas dos 50, 60, 70, 80 aos invés dos 90 e 2000". As dos 80 tou meio que dispensando - beleza, Frank?
Bem pouco tempo atrás, vamos lembrar, fixar-se no passado era a coisa over - mas, agora, em voga a Lei do Eterno Retorno de Nietzsche, isso tá mudando. Até que o velho fique velho de novo e tudo vá pro espaço.
Tentei arrancar a fórcepes, novidades sobre a Graforréia Xilarmônica (assista!), mas nosso Jack Black não abriu o bico. Quer dizer que alguma novidade quente deve pipocar por aí - só que, por favor, não incomodem o homem com isso por enquanto! Deixem o cara trabalhar.
Legal é falar dos guris do seu curso de rock. Eles foram destaque na festa de confraternização realizada pela Unisinos no final do ano. Liderados pelo Frank, contaram com a participação da funcionária Aline de Abreu, nos vocais, para toarem juntos "Like a Prayer" e "Amigo Punk" (um projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados para fazer da música o hino do RS). Só imagino...
Cada semestre começa com uma palestra legal. Arthur de Faria, músico e jornalista, comandou a aula inaugural 2008/1 com a exposição Dinossauros & Protozoários - a pré-história do rock gaúcho:
"Para compreender o que se ouve hoje tem que voltar e ver como se forma a música popular gauchesca. Polca, habanera, xote - tudo começa por aí", desfiou Arthur, que também comanda O Seu Conjunto.
O curso ensina os alunos a gerenciar a própria carreira, história do rock, dá noções sobre senso estético, mostra - de forma aplicada - como relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação, a utilização das ferramentas tecnológicas:
"Pretende incutir nos alunos novo entendimento do papel do músico hoje em dia", postula o professor.
A estrutura curricular tem quatro módulos:
Construção de referências
Identidade musical e elaboração de repertório
Produção musical
Preparação da carreira
TIME DE COBRAS
Alexandre Birck: Músico e produtor, baterista da Graforréia Xilarmônica, ex-integrante do De Falla
Charles Di Pinto: Produtor norte-americano radicado em Porto Alegre. Trabalhou com Tom Bloch e Bidê
Fabrício Carpinejar: Poeta e jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela Ufrgs, coordenador do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários
Frank Jorge: Músico, compositor e escritor. Formado em Letras pela Pucrs e em Radialismo pelo Senac. Toca com a Graforréia Xilarmônica e tocou com Cascavelletes e Cowboys Espirituais. Lançou dois discos-solo
João Paulo Sefrin: Bacharel em música, com habilitação em Regência, formado pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Regeu a orquestra Jovem da Ufrgs. É regente e diretor musical do Grupo Vocal Mandrialis

Arquivo do blog

Who's Next?