quinta-feira, 27 de março de 2008

dESMONTANDO sATANIQUE sAMBA TRIO: sANGROU

Munha: baixo elétrico, acústico & desplugado, regência
Hideki: cavaco, harmonium, vozes
cítara, programações, teclado, didjeridoo e pífano
RC: guitarra, viola de doze e violão
Eduardo: trompete, trombone e apito
Lupa: bateria e todo tipo de percussão
Marcelo: trompete

Capa: manipulação de imagem de Pedro Ivo Oliveira sobre foto de Rayssa Coe

Saturações, scrocs, arritmias, texturas distorcidas e dissonâncias absolutamente propositais. Não reclame, agradeça

Todas as músicas compostas, orquestradas e concebidas por Munha. Arranjos e execussões por Satanique samba Trio
DEVS NON FACIT MELIOR
Brasília, Século XXI
Os Sininhos Dizem Morte (1:04)
Sei que parece caô de "cantora eclética", mas concebi essa música graças a uma pesquisa de áudio que o RC (guitarrista da SS3) fez pro seu filme, Estalactites de Davi. No áudio ouviam-se aqueles sininhos azucrinantes de hare-krishna ao fundo.
Kit de Amputação Asasulista (1:08)
Esta é uma experiência de apropriação dos maneirismos de "melodia flutuante" do compositor erudito e influência inegável Anton Webern. O kit de amputação asasulista foi um saco cheio de objetos pérfuro-cortantes que a gangue da 407 Sul escondia em um conteiner de lixo abandonado durante os anos 90.
Estilo Ricky Ramirez (1:44)
Menção à banda de death metal mexicana Brujeria. La pelas tantas, em "matando güeros", seu hit máximo, o vocalista canta: "matando güeros, estilo pancho villa/ matando güeros, estilo ricky ramirez!". Se você não sabe, Richard Ramirez foi um serial killer com senso de humor bastante peculiar em atividade nos anos 80.
Auto-Retrato em Tripas de Cachorro [face 1] (1:17)
Quando criança, pintei meu auto-retrato com sangue de um cachorro morto na passarela de concreto em frente ao IBI da Asa Sul. Não é algo de que me orgulhe muito, mas foi um momento muito inspirador pra todos que o acompanharam. E super arrrte.
Chuva de Sangue em Exu (PE) 2:20
Relato metafórico de um evento real presenciado pelo meu amigo Giorgio Xenofonte. Em uma feira popular a céu aberto, ele e dezenas de testemunhas viram sangue cair do céu, em pequenas gotas.
A cidade onde isso REALMENTE ocorreu se chama Exu, fica em Pernambuco e é conhecida por ser onde Luiz Gonzaga nasceu. Se a peça não fosse um baião desengonçado não faria sentido e nem teria graça.
Salsa em Carne Viva (1:43)
Escrita nos 90, foi recuperada quando achei as partituras das melodias centrais numa área esquecida do meu quarto. Fiz algumas adaptações básicas, redefini a instrumentação e virou esse troço aí: matemática estrutural usada para o mal.
Comendo Faca (2:27)
É a música que mais se aproxima de ser um Hit na história do SS3. Não por acaso, também é uma das mais simples. Lamentável.
Todos os Santos na Grelha (1:53)
Metade desta música foi gravada num elevador.
A Alma Boca Afora (2:13)
Trata-se do arquivo de audio de uma cena excluída de um filme ainda não finalizado. Melhor não falar muito sobre isso, por que de processo ja bastam os atuais.
Morre, Brasília! (2:03)
Oficialmente, a primeira música do satanique samba trio com vocais: tive que reger um coral de maconheiros pra montar as harmonias que eu e o compositor erudito Jota Ferreira escrevemos um ano antes. Quase morri.
Cancerbol (1:44)
Se você parar pra analisar, notará que se trata de um tema em metástase, que cresce até forçar a eclusão de seu próprio DNA. Mas você não vai.
Auto-Retrato em Tripas de Cachorro [face 2] (2:03)
Gravada em 98, nos dias de lusbel is a jazz project. Eu, RC, dois baixos e bateria, com solode trompete do onipresente Eduardo Santana adicionado anos depois.A ressucitei para lembrar a mim mesmo e aos rapazes que as coisas poderiam estar piores.
Salve Satã e Ponto Final (3:04)
Originalmente concebida com vocais. Estamos a regravando, no melhor estilo "Tim Maia em seus piores momentos" justamente pra livrá-la de seu karma e adicionar as vozes. Preciso de um coral de crianças, conhece algum?
Diabolyn (8:23)
Diabolyn é o nome da vilã de um desenho animado oitentista chamado Cavalo de Fogo. O personangem é uma cópia descarada da bruxa de A Branca de Neve e os Sete Anões, mas mil vezes mais sensual. Foi o primeiro símbolo sexual de muita gente. Ou só o meu.
Canção para Atrair Ma Sorte [ato VI] (1:00)
É a continuação orquestrada dos interlúdios do EP Misantropicalia, de 2004. Tanta gente reclamou deles que me senti moralmente obrigado a continuar desagradando a todos no disco seguinte.
Infelizmente, ninguém parece ter notado que esta peça foi montada com os temas casuais dos interlúdios. Hideki, nosso cavaquista, adicionou mais um tema ao plantel da música e a levou a outro patamar. Talvez por isso tenha se tornado tão irreconhecível.
Peça para Pó, pele e osso em Dez por Oito (1:11)
Um arranjo avulso do Lupa (percussionista da banda) que acabou virando música. Mais uma pra a série to be continued.

Arquivo do blog

Who's Next?