quarta-feira, 19 de setembro de 2007

cOISA dE lOUCO II (1994)

Continuação dos melhores discos do rock gaúcho eleitos pela votação da revista Aplauso, em ordem aleatória....
Vanguarda, regionalismo, rock, pop, dodecafonia, atonalismo, multiplicidade temática, jovem-guarda. Todas essas vertentes sonoras - e muitas outras - definem o álbum Coisa de Louco II, o debut em CD da Graforréia Xilarmônica que teve como base a famosa demo tape Com Amor Muito Carinho, lançada pelo selo Vórtex em 1988.
Produzido por Carlos Eduardo Miranda, o Gordo Miranda, e gravado em Porto Alegre, o primeiro disco da Graforréia foi uma aposta da finada Banguela Records, selo distribuído pela Warner de propriedade dos Titãs. Na época, Miranda mostrou o disco para o produtor grunge Jack Andino (Nirvana, Titãs), que se mostrou encantado com as peripécias musicais da banda gaúcha.
"Eu" e "Nunca Diga", dois hits do disco, foram gravados pelo Pato Fu e alcançaram algum sucesso radiofônico nacional e ajudou a difundir a banda. A milonga-rock "Amigo Punk" rompeu as fronteiras sulistas e, hoje, é cantada em coro nos mais longínquos redutos alternativos do Brasil, graças à movimentação do rock independente e da participação da Graforréia nos pŕincipais festivais de rock independente do país.
Mas é com o nonsense irresistível das letras que a banda arrebanha, a cada temporada, novos fãs. A Graforréia, pontua o músico Marcelo Birck (que fez parte da primeira formação e divide com Frank Jorge maior parte das composições do álbum), sempre abusou das letras como recurso para se fugir do conteúdo semântico.
Criar letras era uma dificuldade geral e uma discussões da época era sobre o português ser um idioma complicado para cantar rock: "Como não tínhamos a intenção de compor em inglês, a solução foi partir para espontaneidade, letras sem a menor pretensão de fazer sentido e, na maioria das vezes, criadas de improvisos. O critério de seleção era sempre o primeiro impacto causado por uma idéia lançada durante as sessões de composição, que geralmente aconteciam nos ensaios", conta Frank.

Who's Next?