quarta-feira, 5 de setembro de 2007

bORN tO bOOGIE


Com o fim da era beatle, no início da década de 70, um novo fenômeno apoderou-se da juventude britânica - a trextasy, cuja banda T.Rex, do legendário Marc Bolan (na foto, cercado por Elton John e Ringo Starr), era o grande frisson. O delírio em torno da banda era tão grande que, com a dissolução dos Beatles, Paul McCartney chegou a afirmar: "somente T.Rex e Slade têm condições de substituir, em público, o feito alcançado pelos Beatles". E de fato, foi isso mesmo o que ocorreu.

Slade e T.Rex predominaram nas paradas européias pelo menos por três anos, de 1972 a 1975, período em que o gênero glitter - ou glam rock - reinou absoluto por todo o velho continente. O extraordinário sucesso do T.Rex, responsável por emplacar vários hits no número 1 do Top of the Pops britânico ("Bang a Gong {Get it On}", "Hot Love", "Metal Guru", "Telegram Sam"), chamou a atenção do baterista Ringo Starr, que resolveu encabeçar o projeto de um filme sobre o T.Rex bancado pela produtora Apple, de propriedade dos Beatles. Em 1974, o próprio Bolan anunciava: "o glitter está morto".

O filme Born to Boogie, de 1972, ao lado de Ziggy Stardust, de David Bowie, é o principal documento histórico que retrata o que foi o gênero glitter na história do rock. Rodado em 16 milímetros e dirigido pelo próprio Ringo Starr, o filme foi lançado no ano passado nos formatos DVD e CD pela gravadora Sanctuary. Ambos são duplos e vêm repletos de extras que, até pouco tempo, permaneciam inéditos. O áudio foi remasterizado pelo produtor de longa data do T. Rex, Tony Visconti, que também produziu os principais discos da etapa glam de David Bowie.

Dá uma passadinha lá na página oficial do filme Born to Boogie, que tem uma série de materiais inéditos, fotos de Marc Bolan, estórias e curiosidades sobre o filme. Para ler todo esse artigo, clica aqui, ó.



Who's Next?