sexta-feira, 31 de agosto de 2007

pOR fAVOR, sUCESSO

O segundo colocado na votação de APLAUSO.
Com todas as facilidades disponíveis para se lançar um disco hoje em dia, pelo caminho da independência ou não, é incompreensível que o cultuado álbum Por Favor, Sucesso, uma gema perdida nas profundezas do rock brasileiro, permaneça sem reedição no formato digital. A história dessa peça rara está ligada à era dos festivais de música popular brasileira que, nos anos 60 e 70, tinha para os artistas o valor de um passaporte ao reconhecimento.
Depois do Liverpool – que inaugurou o rock no RS junto com as bandas Os Cleans e Os Brasas – vencer o II Festival Universitário da Música Popular Brasileira, em Porto Alegre, o tema "Por Favor Sucesso" (de autoria de Carlinhos Hartlieb) foi classificado para as eliminatórias do IV Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, em setembro de 1969. A banda não arrebatou prêmio algum, mas ganhou um contrato com a gravadora Equipe, para produzir o primeiro – e único – LP do Liverpool, o homônimo "Por Favor, Sucesso".
O disco, com sua combinação de harmonias ousadas, distorções fuzz no talo e acidez verde-amarela, mergulha na fonte do rock inglês e norte-americano, levando bossa-rock, folk e boogie-woogie em estrondosa colisão com a tropicália. Composições como "Olhai os Lírios do Campo", "Impressões Digitais" , "Voando" e "Cabelos Varridos" são retratos expressivos da juventude da época.
Segundo o crítico de música Juarez Fonseca, participar de um festival universitário, e vencê-lo, motivou ainda mais a banda do bairro IAPI que, no começo, só tocava Rolling Stones, mas que já começava a mostrar músicas próprias no programa que o disc-jockey Glênio Reis tinha na TV Gaúcha.

"Por Favor, Sucesso" não vendeu quase nada, contudo, tornou-se objeto de culto – até mesmo fora do Brasil – graças à receita de música brasileira moderna e jovem, feita por cinco cabeludos carismáticos e muito bons músicos: "O disco colocou o Liverpool em pé de igualdade com os Mutantes e, logo depois, com os Novos Baianos, como definidor de uma nova linguagem, para além da ingenuidade banal da Jovem Guarda".

Arquivo do blog

Who's Next?